terça-feira, 23 de agosto de 2011

A Informática na Escola

         Com a entrada da informática no universo escolar, espera-se uma revolução pedagógica.  A  celeridade das transformações técnico-científicas provoca alterações radicais no panorama econômico, social e cultural, impondo uma revisão profunda nos processos emergentes de produção da existência. As novas tecnologias e as novas formas de organização do trabalho estão acompanhadas de uma reestruturação.                  
        No início o computador era utiliado para armazenar e transmitir as informações, hoje a utilidade da máquina é diversa. Mas antes do computador, veio o livro, o giz, a louza, retroprojetor, televisão, radio. Hoje, a escola procura prepararar os seus individuos para o avanço tecnologico, porque o computador se tornou um aglutinador das variadas tecnologias vivenciadas.  Criaram-se vários softwares; abordando as disciplinas especificas de apresentação gráficas, de dados, etc. Com as novidades da internet, ficou mais dinâmico o intercâmbio entre professores e alunos, a otimização do tempo/conteúdo (a casa se tornou extensão da escola).
Estamos diante de uma bela demonstração de que a modernização da educação é séria demais para ser tratada somente por técnicos. É um caminho interdisciplinar e a aliança da tecnologia com o humanismo é indispensável para criar uma real transformação. (...) Em síntese, só terá sentido a incorporação de tecnologia na educação como na escola, se forem mantidos os princípios universais que regem a busca do processo de humanização, característico caminho feito pelo homem até então”. (RENATO, Eduardo José. Informática e educação,1997,05).

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