domingo, 4 de setembro de 2011

Educação e Tecnologia Aplicada a Geografia

A TIC no ensino da Geografia atual

Fonte: Disponível em: http://br.bing.com/images/

 

As inovações tecnológicas têm avançado na área geográfica. Destacam-se ao processamento de dados e os sistemas de informações, com níveis elevados e desenvolvidos na prática profissional e na escola, como programa técnico-pedagógico. A utilização de software para o processamento de informações espaciais, dados estatísticos e imagens digitais; enquanto recurso pedagógico e operacional na Geografia auxilia na interpretação da realidade social. Os avanços da tecnologia na Geografia solicitam maior atenção a estar disponível para a pesquisa pedagógica em vários temas.Na medida que a academia possibilitou aos discentes habilidades em tecnologia, capacitando para o uso de software, foi implementada e hoje auxilia o pensar na elaboração de materiais didáticos para o ensino fundamental e médio.
          As novas tecnologias na Geografia compõem elementos didáticos que visa impor melhorias em algumas atividades durante as aulas.Os recursos tecnológicos contribuem para as atividades didáticas, a aprofundar a relação teórica-prática, edificando a interpretação da prática social e a demanda de tempo e espaço.Essas ferramentas contribuem para a melhoria pedagógica da Licenciatura e o Bacharelado em Geografia, a facilitar a confecções de relatórios de pesquisa, mapas, iniciação acadêmica,etc.    A    TIC proporciona uma gama de informações, como fotos, vídeos, imagens;é um recurso muito atraente e motivador, promove um vantajoso processo de aprendizagem, onde o aluno é o construtor do seu percurso.Os recursos utilizados no ensino da Geografia, pela TIC, como os ambientes virtuais e laboratórios de informática,auxilia a compreensão e a especialização dos indivíduos ou dos processos naturais da humanidade.
Para a formação de seres mais globalizados e com as novas competências exigidas por este cenário do mundo da produção, as TIC cumprem um papel fundamental(Alarcão,2003,p.17).
Para o indivíduo atual é inevitável que se tenha uma formação que ultrapasse as fronteiras do tempo e espaço.E as TIC é um dos instrumentos para capacitar e formar pessoas, tanto quantitativamente e qualitativamente, com a finalidade de democratizar o ingresso à educação e a sociedade.

A geografia na sociedade contemporânea
A educação passa por mudanças profundas na atual contemporaneidade, para se adequar em uma nova realidade exigida pelo sistema, em função dos novos meios tecnológicos e de informação, que vem modificando a realidade de modelos arcaicos, ainda existentes na sociedade
É imprescindível no modelo de sociedade que temos hoje, pensar a educação, dentro do contexto das novas tecnologias da informação.  Isso pressupõe entender as mesmas como aparato do desenvolvimento, e produção de uma educação que seja capaz de formar o aluno para um novo modelo de sociedade.
O gerenciamento das novas áreas tecnológicas voltadas para a educação, dependem dos gestores da mesma, projetando mecanismos pelos quais estabeleçam canais de interação entre emissor, e receptor e, tendo em vista uma melhor compreensão das mudanças que vêm ocorrendo na implementação das novas tecnologias na sala de aula. Isso quer dizer que: professores e alunos, precisam atentar para as modalidades que o próprio mercado vem exigindo.


Referencias:
www.unilasalle.edu.br/canoas/Geografia e novas tecnologias
www.agb.org.br/XENPEG/artigos
www.webartigos.com/ acesso em: 31/08/2011, às 08h e 27min. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário